A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale é uma rede autônoma e plural que busca possibilidade de avançar na luta por direitos em todos os países com atuação da empresa Vale S.A. Somos um amplo grupo de organizações, movimentos sociais e sindicais do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Canadá, Moçambique.

Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento dessas comunidades em rede, promovendo estratégias de enfrentamento aos impactos socioambientais relacionados à indústria extrativa da mineração. O fazer dessa luta utiliza o enfrentamento direto e as ações institucionais; desde as mobilizações na Estrada de Ferro de Carajás, ocupações, até a participação nas assembleias de acionistas da empresa Vale.

Nossa atuação dialoga ainda com espaços políticos como a Rede Brasileira de Justiça Ambiental; o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração; a Plataforma DHESCA e a Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais. Também buscamos internacionalizar as lutas e resistências de comunidades locais afetadas pela Vale S.A através da denúncia dos impactos ocorridos no Brasil à Organização dos Estados Americanos (OEA) pelas violações de direitos relacionados à exploração mineral.