O Relatório de INsustentabilidade da mineradora Vale, em suas versões em português e em inglês, foi entregue diretamente ao presidente da empresa, Murilo Ferreira, durante coquetel realizado no dia 20 de agosto, após a Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)*, que homenageava os 70 anos da empresa.
A entrega foi feita por membros do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM), que integram o Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, a Articulação Popular pelo São Francisco Vivo e a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale.
O ato surpreendeu Murilo Ferreira, que estava em uma roda de conversa com o Sr. Fernando Coura (Presidente do IBRAM) e com o prefeito do município de Santa Bárbara/MG, entre outros.
“Vim para lhe entregar um outro olhar para a sua empresa. Estou aqui há 35 anos e amo este país e, assim como eu, existem brasileiros que sonham um dia ter orgulho da Vale, o que hoje não acontece. Queremos o Parque Nacional de Gandarela, e não a mina Apolo!”, foram as palavras de um dos membros do Movimento, ao entregar os relatórios ao presidente que, embaraçado, teria os repassado rapidamente para um assessor, de modo a não ficar com eles na mão.
Os demais integrantes do grupo entregaram aos políticos e empresários presentes cópias do mesmo Relatório. Eles também disponibilizaram aos participantes da solenidade a edição especial do Jornal da Articulação Internacional para Minas Gerais/Gandarela, publicado em maio de 2012, que apresenta a problemática vinculada aos projetos da Vale que a população vem enfrentando naquela região. Os exemplares foram colocados em todos os carros que estavam estacionados nos arredores da Assembleia Legislativa .
*A Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi presidida pelo deputado Dinis Pinheiro (PSDB) e foi solicitada pelo deputado Gustavo Corrêa (DEM) e pelo ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Doutor Viana.