Bolsa vai excluir ações da Vale do Índice de Sustentabilidade

A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, decidiu excluir as ações da Vale da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) a partir da próxima terça-feira (12).

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (7) em reunião do Conselho do ISE devido aos efeitos do desastre com uma barragem de rejeitos da companhia em Brumadinho (MG)

“A decisão do Conselho não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto no Regulamento do ISE e na sua metodologia”, disse a Bolsa.

O regulamento do índice estabelece que “serão excluídos da carteira os ativos que forem de emissão de uma empresa cujo desempenho de sustentabilidade, no entendimento do Conselho do ISE, tenha sido significativamente alterado em função de algum acontecimento ocorrido durante a vigência da carteira”.

Criado em 2005, o ISE é um índice que reúne empresas listadas na Bolsa que atendem a diversos critérios de sustentabilidade corporativa, como eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Essas empresas buscam se diferenciar das demais companhias por conta do seu nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas.

A metodologia do índice é de responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). A B3 é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. O Conselho do ISE, composto por representantes de 11 entidades, tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas.]

Últimas notícias

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

A liderança quilombola Anacleta Pires da Silva, do Território Santa Rosa dos Pretos (MA). Foto: Andressa Zumpano Anacleta Pires da Silva é orientada pela terra, de onde brota sua inspiração, força e sabedoria para travar lutas pelo bem-viver coletivo, pelo acesso aos...