Brumadinho: Famílias vizinhas de barragem abandonada são retiradas de suas casas, diz mineradora

Moradores que ficam no caminho da lama, em caso de rompimento de uma barragem abandonada da Mina do Ipê, pertencente à Emicon Mineração e Terraplanagem, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas.

A Justiça de Minas Gerais havia determinado nesta segunda-feira (12), a saída de pelo menos cinco famílias do local pela empresa em 72 horas. Segundo a decisão, como a estrutura não tem passado por manutenção, pode oferecer risco.

Em nota, a Emicon informou que cumpriu a medida. “A remoção, conforme determinado, levou todos os atingidos para locais seguros entre as opções disponíveis, conforme a escolha dos atingidos”. As famílias foram para hotéis e casas vizinhas.

Brumadinho foi palco de uma das maiores tragédias da história do país em janeiro deste ano quando a Barragem de Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu. Até o momento, 248 mortes foram confirmadas e 22 pessoas seguem desaparecidas.

De acordo com a prefeitura, nove casas ficam na área chamada de autossalvamento. Muitas são usadas apenas nos fins de semanas. Duas delas estão vazias.

Leia a matéria completa no G1.

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...