Caravana percorre territórios atingidos pela Vale no Brasil

Entre os dias 8 e 13 de agosto, homens e mulheres do Brasil e do exterior irão percorrer estados brasileiros onde a mineradora Vale atua, mapeando violações de direitos cometidas e buscando visibilizar as denúncias locais. A caravana faz parte da programação do V Encontro Internacional dos Atingidos Pela Vale. No Brasil, a Vale tem empreendimentos em 13 estados brasileiros dentre eles Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e mais Distrito Federal. Em relatório lançado em março deste ano, a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale enumera mais de 30 crimes e violações cometidas pela empresa dentre elas casos de espionagem de movimentos sociais e emprego de trabalho em condições análogas ao escravo em Itabirito (MG).

A publicação também apresenta casos de investimentos da Vale em projetos com pendências legais, associadas ao descumprimento da legislação de proteção ao meio ambiente, como o da fragmentação do licenciamento ambiental da duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Em 2012, a Vale recebeu o “Public Eye Award”, o prêmio de pior empresa do mundo.

A caravana irá percorrer três estados e envolver cerca de 200 pessoas entre quilombolas, indígenas, pescadores/as, ribeirinhos/as, trabalhadores/as que vivem nos territórios diretamente impactados pela ação da mineradora e pesquisadores e organizações da sociedade civil envolvidos com o tema.

Gigante insustentável

Empresa privada de capital aberto com sede no Rio de Janeiro, a Vale S.A. é a maior mineradora do Brasil e a terceira companhia na indústria global de mineração de metais. Líder mundial na produção de minério de ferro e segunda maior produtora de níquel, a Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes. Presente em 27 países dos cinco continentes e em 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a multinacional atua a partir de uma cadeia integrada entre mineração, logística (transporte do minério através de ferrovias aos portos), energia (produção para suprir a sua própria demanda energética, que é enorme) e siderurgia (processo de transformação do minério de ferro em aço). Cada etapa desta cadeia causa severos impactos sociais e ambientais que precisam ser analisados de forma integrada e articulada.

A articulação

A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale é um grupo formado por sindicalistas, ambientalistas, ONGs, associações e movimentos de base comunitária, grupos religiosos e acadêmicos de oito países que desde 2010 denuncia as violações cometidas pela corporação multinacional.

*As datas e locais precisos de visitação das caravanas não serão divulgados por questão de segurança. Durante a realização das mesmas, será feita uma cobertura diária. As informações serão divulgadas nas redes sociais com a hastag #AtingidospelaVale e aqui no blog

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.