fbpx


logoav1 A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale vem através desta carta apoiar a luta do movimento sindical e da população dos municípios mineiros de Inconfidentes e Congonhas. Apoiamos a revolta popular do dia 16 de junho na busca por melhores condições de vida e justiça social; rechaçamos a criminalização ao movimento sindical e à população e o afastamento pela empresa Vale S.A. do diretor sindical Vander Luis.

A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale recebe constantemente denúncias contra essa empresa, com relação a violações de direitos contra populações e territórios, bem como o desrespeito da luta organizada dos sindicatos e sua criminalização, tanto no Brasil como no exterior. Em nome de todas as organizações que compõem a Articulação, enviamos nossas palavras de solidariedade e força para que a luta em Inconfidentes e Congonhas atinja o seu objetivo, o diretor sindical Vander Luis seja imediatamente reintegrado a seu posto e nenhum outro sindicalista passe pela mesma situação.

A polícia, o poder judiciário, a empresa Vale e as empresas CSN e Samarco, alvo de críticas similares por parte da população e dos sindicatos, estão agindo contra a democracia e seu direito supremo à reivindicação e livre organização ao reprimir o direito a manifestação e responderem aos protestos sociais e a mobilização sindical através da criminalização e da perseguição aos dirigentes sindicais, que no dia 20 de junho levou a demissão do direto sindical Vander Luis.

Não à criminalização das lutas sociais!

Sim ao direito de protestar e lutar!

Todo apoio ao diretor sindical Vander Luis, ao Sindicato METABASE Incondifidentes, a luta dos trabalhadores e da população!

Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale

(coordenação de entidades, movimentos, sindicatos e comunidades vítimas de violações de direitos por parte da mineradora em diversas partes do mundo)