Ministério Público de MG recebe cartilha sobre direitos de pessoas atingidas por barragens da mineração

Representantes do Comitê Popular de Atingidos pela Mineração de Itabira e Região e das Brigadas Populares entregaram hoje, 1º. de abril, 15 unidades da cartilha “Direitos dos Atingidos por Barragens: o caso de Itabira-MG” ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). As cartilhas foram recebidas na sede do órgão em Itabira pela promotora de Meio Ambiente e Direitos Humanos Giuliana Fonoff, e serão distribuídas entre os demais promotores e promotoras do MPMG, além de ficarem à disposição para serem consultadas pelo público que visita o órgão.

Durante a entrega, os representantes buscaram informações sobre o Inquérito Civil aberto em março de 2021 para investigar as ameaças de expulsão dos moradores dos bairros de Bela Vista e Nova Vista pela mineradora Vale, em função do risco da barragem de Pontal. A promotora Giuliana Fonoff informou que antes da Páscoa uma Ação Civil Pública (ACP) deverá ser aberta.

“A ACP deriva do inquérito, e está sendo aberta devido à intransigência da Vale, que não aceitou nenhuma negociação para o pagamento do trabalho das assessorias técnicas independentes. Na ACP serão demandados dois recursos: um é para o custeio dos trabalhos da assessoria técnica independente que será eleita pelos atingidos, e outro é para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos agravos que já estão acometendo a saúde dos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista em decorrência do risco da barragem do Pontal”, explicou Leonardo Ferreira Reis, pesquisador do Observatório dos Conflitos Rurais do Alto e Médio Rio Doce (OCDOCE/UNIFEI) e militante das Brigadas Populares.

A expectativa dos movimentos sociais é que o MPMG ajude a divulgar a cartilha e que também tome conhecimento sobre o conteúdo da publicação, que parte do ponto de vista dos movimentos sociais e dos atingidos por barragens e pela mineração em Itabira e região.

“O Comitê vai se reunir na próxima semana para organizar um cronograma de lançamento da cartilha, principalmente nos bairros Bela Vista e Nova Vista, e em outras regiões de Itabira, em cidades mineradas e também em Belo Horizonte”, finalizou Reis.

A cartilha “Direitos dos Atingidos por Barragens: o caso de Itabira-MG” está disponível para download aqui.

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.