Com grande ânimo e disposição se iniciou ontem (5/04) a Caravana pelo Sistema Norte, que inclui cidades do Pará e Maranhão. No final da tarde, os participantes saíram de Belém com destino a Barcarena (PA), em uma viagem de pouco mais de uma hora de balsa, seguida de pequeno trecho rodoviário. O grupo é composto por representantes de sindicatos, movimentos sociais, moradores de comunidades atingidas e ativistas políticos de diversos países e regiões do Brasil.
A programação da manhã de hoje (06/04) começou com apresentações de representantes das comunidades da região. Durante a tarde, houve visitas às comunidades do Acuí e da Luz Divina, ainda em Barcarena. O tom das falas dos participantes mostrou o desrespeito constante da Vale e de suas subsidiárias aos direitos da população local sobre suas terras e modos de vida.
No caso da Vila do Conde, a instalação de vários grandes empreendimentos – sendo os principais a ALUNORTE e a ALBRAS – tem poluído praias e colocado em risco de degradação diversos recursos naturais. Com isso, atividades extrativistas tradicionais na região estão impossibilitadas. A população local sofre com a dominação capitalista, que traz miséria e desumanidade à região que encontra-se sob os desmandos da Vale.