Direitos dos Atingidos por Barragens: o caso de Itabira-MG

Foi lançada hoje, 24 de março, a cartilha “Direitos dos Atingidos por Barragens: o caso de Itabira-MG”, fruto de uma parceria entre o Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração de Itabira e Região, as Brigadas Populares, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) e o Observatório de Conflitos Rurais do Alto e Médio Rio Doce (OCDOCE), com o apoio da Misereor.

O objetivo da publicação é discutir com as pessoas atingidas pela mineração os direitos garantidos com a promulgação da lei 23.795/2021, que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB), fortalecendo a mobilização das comunidades atingidas para que sua efetivação e cumprimento passem a ocorrer. 

Sua versão impressa será distribuída em ações de educação popular realizadas em Itabira e outros municípios minerados, sobretudo nas comunidades atingidas por barragens. Estas ações serão promovidas pelo Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração de Itabira e Região e seus parceiros e parceiras.

A cartilha foi produzida por pesquisadores do Observatório de Conflitos Rurais do Alto e Médio Rio Doce (OCDOCE/UNIFEI) junto com militantes de movimentos sociais que atuam no território de Itabira, como as Brigadas Populares e o Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração de Itabira e Região, além da Articulação Internacional das Atingidas e Atingidos pela Vale (AIAAV).

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.