EP.06 Mulheres impactadas por grandes empreendimentos

Para mulheres impactadas por megaprojetos, as afetações que recaem sobre seus corpos-territórios têm peso ainda maior do que para os homens, porque são amplificadas pela estrutura patriarcal e racista que atravessa a existência feminina desde o nascimento.

Isso é o que mostra o estudo “Mulheres atingidas: territórios atravessados por megaprojetos”, publicado pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, o Pacs.

Lançada oficialmente dia 25/03/21, durante o mês em que se reflete sobre o Dia Internacional da Mulher, a publicação está inserida na campanha #MulheresTerritóriosDeLuta, que discute práticas de resistências marcadas e vividas desde os corpos das mulheres afetadas por grandes empreendimentos.

No EP#06 do podcast Vozes que Vale(M)!, entrevistamos mulheres de diferentes lugares do Brasil e também de Moçambique sobre como megaprojetos atravessam suas vidas.

Imagem: Instituto Pacs

SOBRE O ESTUDO “MULHERES ATINGIDAS”

O livro traz conflitos socioambientais e os impactos específicos vividos por mulheres em contexto de atuação de megaprojetos em cinco estados brasileiros (RJ,MG, PA, MA e PE), além da sistematização de dois casos latino-americanos, um na Guatemala e outro no Haiti.

As violações direcionadas aos corpos-territórios se amparam em estratégias alimentadas pelo mesmo patriarcado que extrai valor sem remuneração das mulheres que cuidam da reprodução de suas famílias. Qualquer esforço que vise a ampliação de direitos no contexto de operação de empresas e megaprojetos precisa sentir-pensar desde esses lugares.

O trabalho, totalmente orquestrado por mulheres, faz um resgate histórico-documental desses territórios e das transformações vividas com a chegada dos megaprojetos.

Faça download do livro aqui.

SOBRE A CAMPANHA #MulheresTerritóriosDeLuta

Imagem: Instituto Pacs

Mulheres territórios de luta é uma campanha organizada pelo Instituto Pacs e que tem o objetivo de apresentar o caminho das lutas e práticas de resistências marcadas e vividas desde os corpos das mulheres atingidas pelos megaprojetos de desenvolvimento. São discutidos territórios impactados por complexos industriais, megaempreendimentos de mineração e siderurgia, hidrelétricas, grandes obras de infraestrutura, agronegócio, especulação imobiliária e militarização. São corpos atravessados por esses megaprojetos e que perdem seus lugares de morada, suas comunidades, seus meios de produção e reprodução da vida, suas formas tradicionais de viver.

Campanha Mulheres Territórios de Luta apresenta a potência de vida e luta dessas mulheres-territórios em forma de imagens, textos, vídeos, ilustrações, fotos, cartilhas, livros, falas, debates, lambes, anedotas, mitos, risos, de tudo um pouco. É o pulsar luta e vida no ecoar de vozes de muitas mulheres. São Bertas, Marielles, Nicinhas, Anas, Veras, Sandras, Angelas, Silvias, Teresas, Raqueis, Panchas, Luizas, Saras, Rosas, e tantas outras.

FICHA TÉCNICA DO EP #06

Apresentação: Silvia Mirian, moradora e atingida pela Vale em Itabira, Minas Gerais.

Produção: Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, o Pacs; Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale

Edição: A Toca Audiovisual

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.