EP.09 Impactos da mineração na pandemia

Sistemas de saúde em colapso, negação à oferta de vacinas, corte de auxílio emergencial, fome e meio milhão de mortes.

Estes são alguns dados da pandemia de covid-19 no Brasil até o momento. Apesar do cenário catastrófico causado pelo governo negacionista, a mineração não parece sentir nenhum desses efeitos. Pelo contrário: as empresas do setor, especialmente a Vale, seguem extraindo, exportando e aumentando seus lucros.

Em 28 de março de 2020, o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria 135, na qual declara a essencialidade da mineração. Uma essencialidade inventada por empresas e entidades do setor, que pressionaram o governo federal até conseguir uma chancela legal para continuar operando à revelia das recomendações sanitárias.

Para as populações de territórios minerados, a declaração de essencialidade representou o aumento da circulação do vírus.

O relatório “Covid-19 em regiões mineradas na Bacia do Rio Doce – Minas Gerais”, publicado no início de junho desse ano, aponta a relação entre a portaria do governo federal e a ampla difusão da Covid-19. Produzido pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração, o MAM, pelo Coletivo Margarida Alves e pela Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale, o relatório comprova que nos territórios onde há mineração, os números de contaminação por Covid-19 foram maiores do que em territórios não minerados.

Neste episódio do podcast Vozes que Vale(M)!, para falar sobre a responsabilidade do governo federal e das mineradoras pelo aumento dos casos de contaminação e morte pela covid-19, entrevistamos Luiz Paulo Guimarães Siqueira, biólogo, membro da coordenação nacional do MAM e um dos autores do estudo; Rafael Augusto Gomes, morador e vereador de Barão de Cocais; e a servidora pública Roseni Aparecida Ambrósio Silvério, moradora do município de Santa Bárbara, Minas Gerais.

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.