Indignação se volta contra a Vale, que agora promete fim de barragens como a de Brumadinho

Empresa diz que vai por fim a represas como a de Brumadinho em dez locais. Prazo para concluir trabalho é de até três anos

O impacto inicial da catástrofe da mina de Brumadinho foi derivando com a passagem dos dias em uma crescente indignação e ira de familiares das vítimas, ambientalistas, políticos, seus próprios acionistas e os cidadãos em geral com a Vale, a empresa proprietária que já esteve envolvida em um desastre semelhante em 2015, em Mariana. A exigência de que se faça justiça, desta vez, já é um clamor. Cinco engenheiros que avaliaram em dezembro a barragem que se rompeu foram detidos provisoriamente na terça-feira por ordem de uma juízaque está considerando acusá-los de homicídio, crime ambiental e falsidade. Três deles, funcionários da Vale, estiveram envolvidos diretamente na última autorização da mina Córrego do Feijão, em dezembro. Os outros dois trabalham para a auditora alemã Tuv-Sud, responsável por avaliar o risco da instalação. Todas as licenças estavam em ordem.

As prisões, feitas no início da manhã, aconteceram depois do aumento –na véspera– das críticas à cúpula da maior empresa de mineração no Brasil pela magnitude da tragédia e porque é reincidente. Imediatamente depois de tomar conhecimento do desastre desta sexta-feira, a empresa, um gigante de 100.000 empregados entre diretos e indiretos, começou a ser castigada na Bolsa de Valores de Nova York. Naquele dia, a Bolsa de São Paulo estava fechada porque a cidade comemorava seu 465º aniversário, mas na segunda-feira as ações chegaram a cair 22% no índice Bovespa. As cifras se recuperaram um pouco na terça, mas nada capaz de compensar as perdas do dia anterior e os problemas futuros da companhia, na mira das agências classificadoras de risco.

Matéria completa: TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.