Lançamento do Relatório de Insustentabilidade da Vale 2021

Produzido pela Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV), o relatório sistematiza os crimes ambientais e violações de direitos humanos cometidos pela empresa nos territórios onde atua. Também chamada de relatório espelho, a publicação espelha o relatório de sustentabilidade que a Vale lança todo ano, falseando discursos e omitindo dados para mostrar como suas operações são sustentáveis, entre aspas.

Convidadas da Roda de Conversa realizada dia 05/05/21

Karina Kato: professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, integrante da Articulação e também do Pacs, Instituto Políticas alternativas para o Cone Sul, responsável pela sistematização do relatório. Jéssica Siviero: assistente de pesquisa do Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também responsável pela sistematização do relatório. Lidiane Mendes, poetisa, militante do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração). Moradora do Morro D’Água Quente, distrito de Catas Altas Altas, Minas Gerais. Erika Mendes: ativista ambiental e social e membro da organização Moçambicana Justiça Ambiental, onde atualmente coordena a área de impunidade corporativa e Direitos Humanos. É também coordenadora regional de África para o programa de Justiça Econômica e Resistência ao Neoliberalismo da Federação Amigos da Terra Internacional.

Baixe o relatório

O relatório já está disponível para download no site da Articulação. Também estão disponíveis outras publicações, além de um podcast especial sobre o relatório. A gravação dessa live também ficará no YouTube disponível pra quem quiser assistir. Para encontrar tudo em um só lugar, basta acessar o endereço online instabio.cc/atingidosvale

Últimas notícias