Relatório já disponível para download

Após meses de sistematização de informações, checagens, revisões e tratamento gráfico dos dados, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale lança hoje, 30/04, o Relatório de Insustentabilidade da Vale 2021.

A publicação, também chamada de relatório espelho, confronta e desconstrói, com dados, as informações divulgadas pela Vale em seu Relatório de Sustentabilidade, que a empresa publica anualmente e por meio do qual procura divulgar aos seus acionistas e para a sociedade em geral sua suposta responsabilidade socioambiental.

Destaques do relatório

Entre os pontos críticos do relatório espelho de 2021, a Articulação destaca:

– a explosão de casos de contaminação por Covid-19 nos territórios onde a Vale atua, desrespeitando normas sanitárias e expondo funcionários e populações locais ao adoecimento;

– a saída da empresa de territórios que explorou por anos, deixando para trás impactos socioambientais, dívidas e violências nunca reparadas;

– a estratégia de terceirização massiva usada pela transnacional para ampliar lucros à custa da precarização da vida dos trabalhadores;

– o racismo da empresa, que elege territórios de populações negras e originárias para instalar suas operações altamente poluentes e devastadoras.

O Relatório de Insustentabilidade da Vale 2021 está disponível para download no site da Articulação. A publicação é uma ferramenta de memória, denúncia e luta produzida por milhares de pessoas que, todos os dias, se negam a normalizar os saques e violências da mineradora.

História

O Relatório de insustentabilidade da Vale é periódico, e este ano chega à sua quarta edição. As três anteriores foram lançadas em 2010, 2012 e 2015.

O relatório de 2010 era chamado de “Dossiê dos impactos da Vale no mundo”, e foi uma peça fundamental naquele ano para viabilizar a articulação de grupos, movimentos sociais, ONGs, além de comunidades e trabalhadores impactados pelas operações da Vale ao redor do mundo.

A partir da organização do relatório em 2010 é que se decidiu pela criação da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.

Podcast

Também hoje (30/04) será lançado o sétimo episódio do podcast Vozes que Vale(M)!, produzido pela Articulação. Nessa edição especial sobre o Relatório de Insustentabilidade da Vale 2021, foram entrevistadas as pesquisadoras Karina Kato e Jéssica Siviero, responsáveis pela sistematização dos dados do relatório e coordenação da diagramação, além de Antonio Sinalo, ativista independente de Moatize, Moçambique, que luta pelos direitos das pessoas afetadas pela transnacional naquele país.

O podcast estará  disponível no site da Articulação.

Live

No próximo dia 05/05, às 16hs, acontecerá a live de lançamento do relatório, com a participação de lideranças de territórios impactados pela mineradora [nomes a confirmar] e das pesquisadoras Karina Kato e Jéssica Siviero, apresentando detalhes e destaques da publicação. A transmissão acontecerá no YouTube da Articulação: www.youtube.com/atingidospelavale

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.