Manifestantes protestam contra a extração de minérios na região

Dezenas de manifestantes se reuniram nesta terça-feira (13) na Praça do Trabalhador, no bairro da Barra para protestarem.

O motivo do protesto é sobre a extração de minérios na região que compõe a Serra do Brigadeiro.

A manifestação faz parte de uma programação de um seminário que acontece no Cefas desde segunda-feira (12).

Dentre os manifestantes estavam ativistas do Partido dos Trabalhadores (PT), professores do IF Sudeste e integrantes do Movimento pela Soberania Popular da Mineração (MAM).

De acordo com o coordenador estadual da MAM, Luiz Paulo Guimarães, o objetivo do movimento é alertar a população sobre os riscos que a mineração causa nos lugares onde acontece a extração. “Nossa mineração segue uma lógica colonial. Nossos minérios vão e a pobreza fica. Um modelo de exploração que não tem nada a oferecer para o país”, afirmou Luiz Paulo.

Entre os manifestantes estava o Frei Gilberto de Belisário. Um dos ativistas que luta contra a exploração de minérios no distrito, sendo até ameaçado de morte em 2017 por manter um posicionamento de preservação do meio ambiente e a agricultura familiar.

Leia a matéria na íntegra no portal da Rádio Muriaé.

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.