Megaprojetos extrativistas e violações de Direitos Humanos: impactos sobre formas de viver, corpos e território

#webinario
Este webinario (seminário virtual) tratará sobre o caso da Ternium Brasil (antiga TKCSA) – a maior companhia siderúrgica da América Latina, localizada no Rio de Janeiro.

O minério que ali chega integra o ciclo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, sendo parte de uma vasta cadeia de impactos nos territórios por onde passa.

Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) (http://pacs.org.br/) integra a “Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale” e sua equipe vem acompanhando, há mais de dez anos, os impactos e formas de re-existência locais frente às atividades siderúrgicas da Ternium, principalmente desde os territórios e os corpos das mulheres que ali vivem. Esta instalação envolve inúmeras flexibilizações de legislação ambiental, forte parceria entre poder público estadual e federal com a siderúrgica, sob a constante lógica do capital transnacional, em um diálogo atravessado por inúmeros atores e povos atingidos.

Facilitadora da sessão: MARINA PRAÇA

Marina Praça é educadora popular e bióloga, se formou junto aos movimentos sociais e organizações territoriais para atuar em processos de formação política, conflitos socioambientais, feminismos e direitos humanos. Atualmente compõe a coordenação coletiva do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) e atua na equipe político pedagógica da instituição.

Para acompanhar o evento preencha este formulário: https://forms.gle/4VGUMgkFxtFDWQ9h8

O endereço de acesso à sala do webinar será enviado por e-mail próximo à sua realização.

? Data: Quinta-feira, 26 de setembro de 2019
 Horário: 17:00 Brasil, 3:00 p. m. Colombia, 2:00 p. m. Guatemala
✏️ Idioma: Português

RedColaborar: um espaço de intercâmbio e aprendizagem para as organizações sociais na América Latina e Caribe
www.redcolaborar.org

Últimas notícias

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

A liderança quilombola Anacleta Pires da Silva, do Território Santa Rosa dos Pretos (MA). Foto: Andressa Zumpano Anacleta Pires da Silva é orientada pela terra, de onde brota sua inspiração, força e sabedoria para travar lutas pelo bem-viver coletivo, pelo acesso aos...