Moradores de Itatiaiuçu também são retirados de região de barragem da ArcelorMittal

Moradores de Pinheiros, em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul. Pinheiros fica a 1,5 quilômetro da barragem que pertence à mineradora ArcelorMittal.

Segundo moradores que conversaram com o jornalismo da Globo Minas, o alerta da sirene teria tocado entre duas e três horas da madrugada. Ao Bom Dia Minas, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Flávio Godinho, afirmou que não foram usadas sirenes na operação. De acordo o capitão Herbert Aquino , da Defesa Civil, as autoridades foram de casa em casa pra retirar as 57 famílias após a detecção da mudança nível de segurança, de um para dois.

Últimas notícias

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

A liderança quilombola Anacleta Pires da Silva, do Território Santa Rosa dos Pretos (MA). Foto: Andressa Zumpano Anacleta Pires da Silva é orientada pela terra, de onde brota sua inspiração, força e sabedoria para travar lutas pelo bem-viver coletivo, pelo acesso aos...