fbpx

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale


Foto: Genilson Guajajara

Desde o primeiro dia no poder, o governo Jair Bolsonaro e seus aliados da bancada do boi, da bala e da bíblia se empenharam em destruir as conquistas sociais dos povos indígenas. Flexibilizaram leis, cortaram verbas, sucatearam e dissolveram órgãos de fiscalização e incitaram a violência física contra os povos e seus territórios.

No episódio #10 do podcast Vozes que Vale(M)!, a gente destaca as principais ameaças no horizonte de violações cometidas pelo governo federal contra os verdadeiros donos da terra, e discute por que a luta pela defesa dos direitos dos povos indígenas e dos seus territórios é uma tarefa urgente que cabe a toda a sociedade brasileira, no campo e na cidade.

Para discutir esses assuntos, convidamos Meire Diniz, do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, da regional Maranhão; Vanussa Viana Guajajara, da Terra Indígena Rio Pindaré, em Bom Jardim (MA); e Ana Paula Santos, advogada da Justiça nos Trilhos, entidade com sede no Maranhão que acompanha, no estado, povos e comunidades impactados pela Estrada de Ferro Carajás, da mineradora Vale, e outros empreendimentos do setor minerário e siderúrgico.

Ouça o podcast

Foto: Genilson Guajajara