fbpx

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale


O episódio #07 do podcast Vozes que Vale(M)! traz um assunto especialmente relevante: o lançamento do Relatório de Insustentabilidade da Vale 2021. Produzido pela Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale, o relatório sistematiza os crimes ambientais e violações de direitos humanos cometidos pela empresa nos territórios onde atua.

O relatório de insustentabilidade da Vale é periódico, e este ano chega à sua quarta edição. A primeira foi em 2010, a segunda em 2012 e depois em 2015. O relatório de 2010 era chamado de “Dossiê dos impactos da Vale no mundo”, e foi uma peça fundamental naquele ano para viabilizar a articulação de grupos, movimentos sociais, ONGs, comunidades e trabalhadores que viviam e trabalhavam em áreas de operação da Vale ao redor do mundo.

A partir da organização do relatório em 2010 é que se decidiu pela criação da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale.

No episódio #07, nós conversamos com Karina Kato e Jéssica Siviero, responsáveis pela sistematização dos dados do relatório e coordenação da diagramação. Karina é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, integrante da Articulação e também do Pacs, Instituto Políticas alternativas para o Cone Sul. Jéssica é assistente de pesquisa do Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas, também da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Conversamos também com Antonio Sinalo, ativista independente de Moçambique e luta contra as violações de direitos da mineradora naquele país.

O podcast está disponível aqui.