fbpx

Por Abctudo


Perigos da Mineração: Drenagem Ácida, se você nunca ouviu esse termo antes. Saiba que ele é o resultado da extração de materiais como:

  • Chumbo,
  • Ouro e também o
  • Zinco.

polui o meio ambiente e além de também ameaçar a saúde do ser humano. Alguns pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudam diversas formas na tentativa de combatê-la

Um dos maiores problemas ambientais causados por empresas de mineração, com possibilidade de mobilizar elementos tóxicos e poluir os recursos hídricos, causando impactos na biodiversidade dos ambientes afetados e também na saúde humana.

A ocorrência da drenagem ácida tem sido relatada principalmente na extração de ouro, chumbo, zinco, níquel e cádmio. No Brasil, os principais estados mineradores são:

  • Pará,
  • Bahia,
  • Santa Catarina e também
  • Minas Gerais,

onde está concentrado o maior número de lavras.

Drenagem Ácida

A drenagem ácida é uma solução aquosa gerada quando minerais que contêm sulfetos, localizados em ambientes profundos, são expostos a ambientes abertos e entram em contato com oxigênio e água, gerando sulfatos (substâncias ácidas). A coordenadora do Instituto Nacional — Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (IEE) e professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Virgínia, explicou na época que o processo de transformação da água ácida ocorre com a combinação de minérios que possuem enxofre com micro-organismos, que geralmente estão presentes nos depósitos de minérios e de água.

Perigos da Mineração

Ciência e pesquisadores focados no combate. Cientistas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estudam diversas formas na tentativa de combater a Drenagem Ácida.

As águas naturais têm concentração de substâncias e características do seu contato com o solo que podem reagir de maneiras diferentes quando encontram a água de pH baixo, como nos locais onde há maior quantidade de carbonatos e bicarbonatos, componentes de característica básica, sendo mais fácil, dessa forma, ocorrer a neutralização natural da água.

Formas de Evitar

Uma das formas de evitar a formação da drenagem ácida é prevenindo a criação de condições que favoreçam a reação, com o controle dos três principais fatores químicos do processo:

  • Oxigênio,
  • Água e
  • Sulfeto.

Ainda segundo ela, é de extrema importância agir para que as superfícies de rejeitos (o mesmo que devastou Brumadinho) que contêm minerais sulfetados não fiquem expostas às condições oxidantes em presença de água.

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG Flávio, acrescentou ainda que uma das maneiras de as mineradoras prevenirem a formação da água ácida é cobrindo a pilha de estéril (monte de material extraído que se forma com a mineração) com algo impermeável que tenha a função de evitar ou minimizar a infiltração.

No estado Brasileiro de Minas Gerais (MG), há 17 lavras com grande potencial para produzir a água ácida — a maioria de extração de ouro. Segundo a gerente de Resíduos Sólidos, Industriais e Minerários da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Eleonora Deschamps, o órgão ambiental fiscaliza e orienta as empresas a monitorar as pilhas de estéril do material extraído.

Leia a matéria na íntegra em Abctudo