Prefeitura de Paraopeba decreta estado de alerta por desabastecimento de água

Cidade está com o fornecimento de água prejudicado desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho; prefeitura disse que estiagem também é um dos fatores para o desabastecimento.

A Prefeitura de Paraopeba, na Região Central de Minas Gerais, decretou estado de alerta na cidade nesta terça-feira (3) por desabastecimento de água.

A cidade enfrenta uma crise hídrica desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019. A lama que vazou da mina Córrego do Feijão atingiu o Rio Paraopeba, que abastece a cidade.

No decreto, o prefeito Juca Bahia (PSDB) lista vários fatores que estão associados à falta de água na cidade, como o rompimento da barragem e a suspensão da captação de água do Rio Paraopeba, a perfuração de poços artesianos e a construção de captações em córregos da região feita pela mineradora Vale, e a estiagem.

Matéria na integra e vídeo no G1

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.