Território da Serra do Brigadeiro está mais próximo de se tornar uma área livre de mineração

Através de luta incansável do povo da Serra do Brigadeiro, a Câmara Municipal de Muriaé aprovou, na última terça-feira, dia 5 de novembro, o novo Plano Diretor que vigorará pelos próximos 10 anos. O instrumento traz uma inovação muito importante para a preservação da região ao criar a Macrozona Ambiental de Uso Sustentável (MAS), uma zona municipal que é composta por toda a área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) inserida no município e também pelas áreas da APA do Rio Preto Pontão, da APA do Itajuru e da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Usina Coronel Domiciano.
Exatamente no dia em que se completa 4 anos do crime da Samarco, Vale e BHP Billiton na Bacia do Rio Doce, o povo da Serra do Brigadeiro alcança uma grande conquista frente à mineração. São mais de 16 anos lutando pela preservação desse território, agora é celebrar essa conquista e levá-las até os demais municípios da Serra.

Só descansaremos depois que a Serra do Brigadeiro for um Território Livre da ameaça de Mineração!

Mineração? Aqui não!
Fora CBA

COMISSÃO DE ENFRENTAMENTO À MINERAÇÃO NA SERRA DO BRIGADEIRO

Últimas notícias

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

É preciso pisar o chão e ouvir a terra

A liderança quilombola Anacleta Pires da Silva, do Território Santa Rosa dos Pretos (MA). Foto: Andressa Zumpano Anacleta Pires da Silva é orientada pela terra, de onde brota sua inspiração, força e sabedoria para travar lutas pelo bem-viver coletivo, pelo acesso aos...