Vale atenta contra a liberdade de expressão dos atingidos e atingidas

Na última semana, atendendo a um pedido da Vale, a juíza Renata Nascimento Borges, da comarca de Brumadinho, proibiu manifestações na entrada do município e nas portarias de acesso às dependências da mineradora. Quem não cumprir a determinação será multado em R$ 5 mil.

No pedido enviado à Justiça, a mineradora alega que as manifestações comprometem “a continuidade das obras” na cidade. Outro argumento usado pela Vale é de que as manifestações causam aglomerações, o que compromete o combate à pandemia da Covid-19.

Os Atingidos e Atingidas pela Vale repudiam a decisão judicial que viola o direito à livre expressão e manifestação, garantido pela Constituição Federal, e espera que os órgãos revisores possam corrigir essa arbitrariedade contra a população de Brumadinho, já devastada pela tragédia criminosa da qual a Vale é a única responsável.

Sobre a mineradora, cabe ressaltar o dramático atraso nas obras de reparação, não por conta de manifestações, mas devido à protelação da empresa em assumir compromissos com a população atingida.

Finalmente, soa absurdo que a Vale argumente o combate à pandemia da Covid-19, quando se nega a paralisar suas operações, mesmo diante do aumento vertiginoso dos casos de infecção e mortes pelo novo coronavírus nas cidades com atividade de mineração, como é o caso de Mariana e Itabira, ambas em Minas Gerais. Trata-se de um argumento hipócrita, já que a empresa segue colocando a vida de seus trabalhadores, familiares e de toda a sociedade em risco.

No último mês, um conjunto de organizações se uniram em torno da campanha “Mineração não é essencial, a Vida sim!”. O grupo, ao qual se integra a Articulação dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV), questiona as medidas do governo federal que declara a mineração como atividade essencial, e exige que as empresas mineradoras paralisem suas atividades, colaborando, final e efetivamente, com o combate da pandemia da Covid-19.

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.