O presidente da Vale, Murilo Ferreira, informou nesta sexta-feira, 1, que a empresa estuda fazer investimentos conjuntos com o Japão em Moçambique. O projeto diz respeito à construção de uma ferrovia com 912 quilômetros de extensão e um porto de água profunda em Nakala.
“Estivemos com o primeiro-ministro em janeiro em Maputo e isso vai significar investimentos importantíssimos, especialmente na ferrovia do corredor de Nakala”, afirmou, durante encontro entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e gestores brasileiros e japoneses, promovido em Brasília pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo Murilo, após a conclusão das obras, Moçambique deixará imediatamente de ser um importador de alimentos para se tornar exportador. Durante o evento, o gestor também afirmou que está avançada a parceria entre Brasil, Japão e Canadá, com a participação da Vale, na área ferroviária. O projeto faz parte de um acordo entre Vale e Mitsui.
“Essa parceria significa investimentos nos próximos cinco anos de R$ 9 bilhões. Esses investimentos já estão bastante adiantados com a aquisição de 210 locomotivas e 7.500 vagões”, disse.
Matéria do Estadão de 01/08/2014, retirada do site da UOL.