Relatório de Insustentabilidade: os fatos por trás do discurso de “sustentabilidade” da Vale

Entre os dias 20/04 e 06/5, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) vai apresentar fatos sobre a atuação da Vale que a empresa esconde de seus acionistas e de toda a sociedade. Acompanhe as postagens em nosso Facebook e não perca no dia 30/04 o lançamento do Relatório de Insustentabilidade que produzimos contrapondo as mentiras divulgadas pela empresa em seu relatório anual de “sustentabilidade”.

Anualmente, a Vale publica um Relatório de Sustentabilidade para divulgar para acionistas e sociedade em geral os seus “bons resultados”. As informações apresentadas pela empresa não são verificadas por nenhum órgão independente de fiscalização, e tão pouco servem de base para que o poder público cobre dela as reparações devidas pelas violações e notáveis crimes cometidos ano a ano contra pessoas e o ambiente. Em seu relatório a Vale afirma o que quer, mesmo que essas afirmações contrariem a realidade dos territórios onde ela opera.

A Vale não tem interesse em falar a verdade, mas apenas aquilo que convém aos ouvidos dos acionistas e potenciais investidores, de modo que estes continuem investindo em suas ações e financiando suas atividades predatórias.

Os crimes de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019, não podem ser considerados casos isolados ou acidentes. Pela magnitude e visibilidade que alcançaram, os dois episódios são casos extremos que revelam o modus operandi truculento e predatório da Vale na sua sede por lucros e por minerais, dentro e fora do Brasil.

É essa história real que a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) contará no seu mais novo Relatório de Insustentabilidade, ou relatório espelho, no qual contestamos ponto a ponto as mentiras contadas pela transnacional.

Ao longo de meses nos debruçamos sobre relatórios da Vale, sobre entrevistas com atingidas e atingidos, sobre pesquisas e artigos de entidades e grupos que monitoram os impactos causados pela empresa em diferentes territórios, dentro e fora do Brasil.

No relatório espelho, descreveremos a Vale não como ela se insinua para seus acionistas, mas como ela se apresenta em ação, nos territórios, frente a comunidades, trabalhadores e demais seres vivos que cruzam seu caminho e que têm a sua existência ameaçada pela sua sede desenfreada por lucros.

Os documentos do relatório espelho têm a mesma estrutura do Relatório de Sustentabilidade da Vale e contrapõem os eixos abordados pela empresa. O objetivo desse tipo de documento-espelho é mostrar que a realidade dos trabalhadores e das comunidades atingidas, além dos impactos ao ambiente, é bem diferente da divulgada pela companhia em seus relatórios e campanhas publicitárias. A estratégia é denunciar a empresa e causar constrangimento público.

Até o momento, a AIAAV lançou três relatórios de insustentabilidade: um em 2012, outro em 2015 e agora em 2021. Quando lançado pela primeira vez em 2012, tratava-se de um documento ainda inédito no Brasil.

Esperamos que as informações verdadeiras que trazemos no relatório desse ano, que será lançado em 30/04, joguem luz sobre as formas de produção da empresa, que para obter lucros cada vez maiores conta com a exploração máxima e violação de direitos humanos e ambientais como ferramentas de uso diário.

 

SAIBA MAIS

#AValeEscondeAGenteRevela

Assembleia de Acionistas

Acionistas Críticos

Últimas notícias

Votos das Acionistas Críticas 2024

Votos das Acionistas Críticas 2024

A Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV) lança hoje (06/12) o Cadernos de Votos das Acionistas Críticas compilando os votos apresentados e 2024 durante a Assembleia Geral de Acionistas realizada pela Vale. Os votos são apresentados na...

Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.